18/12/2019

Você conhece a diferença entre energias renováveis e não renováveis?

Quais as diferenças entre fontes renováveis e não renováveis?

Atualmente, problemas ambientais estão cada vez mais em evidência. Poluição está causando diversos problemas que serão sentidos cada vez mais por nós e pelas gerações futuras.
Pensando em energia, segundo um artigo publicado pelo Observatório do clima com dados da IEA (Agência Internacional de Energia):

“A demanda global por energia subiu 2,3% em 2018, mais do que o dobro da taxa de crescimento verificada desde o início da década. Isso elevou as emissões de gás carbônico por queima de combustíveis fósseis em 1,7%, fazendo-as atingir o novo recorde histórico de 33,1 bilhões de toneladas.”

Muito se fala sobre a diferentes fontes de energia, mas você sabe a diferença entre elas?

Fontes de energia não renováveis

Energia não renovável, é a energia que vem de uma fonte que existe na natureza em grandes quantidades, mas uma vez esgotada não pode ser regenerada.
Ela possui reserva finita, pois é necessário muito tempo para sua formação. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

Combustíveis fosseis

Combustíveis fosseis recebem este nome pois se originaram a partir de restos de animais e plantas que viveram em épocas remotas. Esses restos orgânicos se depositaram ao longo de milhares de anos em camadas muito profundas da crosta terrestre e foram transformados pela ação da temperatura e pressão.
Exemplos de Combustíveis fosseis são: Carvão, Petróleo e Gás Natural

Energia Nuclear

A energia nuclear ou atômica é produzida em usinas termonucleares, utilizando por exemplo o urânio como combustível. Como os combustíveis utilizados em usinas nucleares são recursos minerais não renováveis encontrado na natureza, essa forma de energia é considerada não renovável.

Fontes de energia renováveis

Energia renovável, é uma forma de energia considerada limpa por não deixar resíduos na natureza. Ela é proveniente de fontes que se regeram, sendo espontaneamente ou através de intervenção humana.

Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é aquela obtida pela força das águas. Essa energia é produzida pelo aproveitamento do potencial hidráulico, mediada pela construção de usinas hidrelétricas, aquelas que fornecerão energia elétrica para a população.

Eólica

A Energia Eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em eletricidade com o uso de equipamentos.
A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica essa forma de energia como MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e a colocou como prioridade para investimentos no incentivo à economia verde.

Solar

A energia solar é obtida pela luz do sol, por meio de placas solares. Essas placas, tem assim o objetivo de captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica.
Assim como a energia eólica a energia Solar é uma das formas limpas de produção de energia que mais cresce no mundo, sendo muito utilizada em residências e indústrias de todo o Brasil.

NHS Solar

A NHS possui uma divisão especializada em geração de energia solar. Nossos consultores estão focados no melhor atendimento ao cliente, sempre prontos para responder todas as dúvidas sobre o assunto.

Quer conhecer a NHS Solar? Clique aqui!