instalação de nobreak
24/02/2022

Nobreak: ele pode ser ligado em qualquer tomada?

Existem alguns equipamentos que podem nos ajudar muito quando precisamos de proteção para quedas de energia elétrica. Uma opção são os estabilizadores, que realizam a correção da tensão da rede elétrica e disponibilizam aos aparelhos conectados uma energia limpa e segura.

Outra opção, até mais interessante, são os nobreaks. Esses equipamentos, além de fornecer uma alimentação segura aos aparelhos, também estão prontos para oferecer energia extra para os aparelhos, por um tempo determinado, em caso de falta energia ou instabilidade na rede.

Se você está pensando em comprar um nobreak para proteger os equipamentos da sua casa ou escritório – computadores, impressoras, televisores, aparelhos de som etc, talvez você tenha algumas dúvidas sobre como funciona a instalação e se o nobreak pode ser ligado em qualquer tomada. Neste artigo, a NHS vai responder essas questões para que você possa ficar tranquilo na hora de comprar seu nobreak.

Posso ligar o nobreak em qualquer tomada?

A primeira coisa que você precisa ficar atento na hora de comprar um nobreak é verificar se ele é monovolt, bivolt. Caso o nobreak seja monovolt, você deve ligá-lo apenas na rede elétrica 115V ou 220V, de acordo com a indicação, para não danificar o aparelho. Caso o nobreak seja bivolt (115/220V) eles podem ser ligados a qualquer rede, uma vez que o nobreak vai detectar automaticamente a tensão e vai fornecer energia pura 115V ou 220V em suas saídas.

Instalando o nobreak

Uma vez que o nobreak esteja conectado à tomada adequada, é recomendado que ele seja carregado. Depois disso, você vai precisar verificar se a potência total (de todos os aparelhos que você deseja conectar) é suportada pelo nobreak. O vendedor pode ajudar você na hora da compra indicando o modelo ideal de acordo com o tipo de uso que você necessita. É muito importante não utilizar benjamins para não ultrapassar o limite do nobreak.

Depois disso, chegou a hora de conectar os aparelhos nas tomadas de saída que ficam localizadas na parte de trás do nobreak. Para finalizar, faça uma simulação de falta de eletricidade retirando o nobreak da tomada e verifique se todos os aparelhos conectados continuam em funcionamento.