11/03/2021

Câmaras frias e a conservação das vacinas

Uma cadeia refrigerada é uma cadeia de abastecimento com temperatura controlada que inclui todos os equipamentos e procedimentos relacionados à vacina. A cadeia refrigerada começa com a unidade de armazenamento refrigerado na fábrica, estende-se ao transporte e entrega da vacina e armazenamento adequado nas câmaras frias e termina com a administração da vacina ao paciente.

Fabricantes, distribuidores, equipe de saúde pública e prestadores de serviços de saúde compartilham a responsabilidade de garantir que a cadeia refrigerada da vacina seja mantida desde o momento em que as vacinas são fabricadas até que sejam administradas.

 

Fonte de energia e a importância de um nobreak

Para que a câmara fria seja mantida, é fundamental proteger a fonte de alimentação da unidade de armazenamento. Para isso, é necessário adotar algumas medidas e procedimentos. A instalação de um nobreak é fundamental para que as vacinas não sejam prejudicadas em caso de queda de energia. Afinal, não se pode correr o risco de perder um material tão escasso.

 

Autonomia de energia

No caso de queda de energia elétrica, cada segundo é importante para a manutenção da temperatura das câmaras frias para preservar as vacinas. Existem muitas notícias de cidades do Brasil que perderam seus estoques inteiros de vacinas contra a Covid 19 por falta de energia elétrica ou falhas técnicas que poderiam ser evitadas com o uso do nobreak.

Isso porque o nobreak oferece vários minutos de autonomia para câmaras frias responsáveis pelo armazenamento das vacinas. É um investimento fundamental para a saúde pública das cidades neste momento de pandemia tão difícil que todos nós estamos passando.

 

Módulos de expansão

Caso a autonomia não seja suficiente é possível utilizar os módulos de expansão de baterias. Com os módulos de expansão de baterias, é possível continuar utilizando o mesmo nobreak e assim aumentar a autonomia adicionando um maior número de baterias até chegar na autonomia desejada.

O modelo de nobreak da NHS mais indicado para câmaras frias é o Senoidal Premium. Saiba mais sobre ele clicando neste link.