Nobreak vs. estabilizador: onde o nobreak tem muito mais vantagem?
09/05/2022

Nobreak vs. estabilizador: onde o nobreak tem muito mais vantagem?

As instabilidades de tensão na rede elétrica são uma coisa comum no Brasil. Portanto, para proteger aparelhos elétricos de problemas no fornecimento da rede elétrica, deve-se usar algum equipamento que regularize constantemente a energia elétrica recebida da rede. E isso pode ser feito tanto com um estabilizador como com um nobreak.

No entanto, muitas pessoas não estão cientes da aplicação correta de um estabilizador de e de um nobreak. Hoje, a NHS vai apresentar as diferenças ​​entre os dois dispositivos e qual é a grande vantagem do nobreak.

O que é um nobreak?

Nobreak vs. estabilizador: onde o nobreak tem muito mais vantagem?
Em caso de falha elétrica, o nobreak é um dispositivo que fornece uma fonte de alimentação temporária e de curto prazo para um aparelho elétrico. O nobreak é diferente dos geradores de energia de emergência. A ideia principal de um nobreak é fornecer energia e conceder o tempo necessário para desligar corretamente os aparelhos.

Um exemplo típico de nobreak é aquele utilizado em um computador doméstico que permite desligar o equipamento sem danificar nenhuma peça interna e com tempo de salvar todos os arquivos necessários. O tempo de funcionamento da bateria integrada do nobreak varia de equipamento, podendo ser de alguns minutos ou até algumas horas.

Devido a esse backup de energia, o nobreak é usado normalmente em locais onde estão equipamentos de data centers, computadores, telecomunicações ou equipamentos elétricos auxiliares, que não podem ter o fornecimento de energia interrompido.

O que é um estabilizador?

Nobreak vs. estabilizador: onde o nobreak tem muito mais vantagem?
Um estabilizador de tensão é um dispositivo elétrico desenvolvido para proteger aparelhos elétricos de picos de tensão irregulares. Os estabilizadores regulam a tensão para corresponder à tensão de entrada de um aparelho. Ou seja, ele tem a principal finalidade de estabilizar a tensão elétrica proveniente da rede e fornecer uma energia de melhor qualidade para os equipamentos.

A vantagem do nobreak

A diferença entre um nobreak e um estabilizador é a sua aplicação. O primeiro fornece uma fonte de alimentação ininterrupta para evitar danos e ainda oferece um backup de energia, enquanto o último garante que o equipamento receba a tensão correta e mantenha os equipamentos protegidos contra riscos elétricos.