16/10/2019

O que é uma casa inteligente e como ela funciona?

Casas inteligentes e a Internet das Coisas

Casas inteligentes têm sido identificadas como o sucesso mais visível da revolução da Internet das Coisas nos anos recentes.

Dessa forma, existem unidades com inteligência artificial habilitada em vários dispositivos para casas inteligentes. Um aspirador de pó robô, por exemplo, usaria câmeras e sensores para evitar esbarrar em objetos ou cair das escadas.

Os próprios robôs pessoais são um passo em frente em alavancar habilidades de inteligência artificial visando garantir uma melhor coordenação e controle sobre aparelhos de automação residenciais.

Sobretudo, quando vistas no contexto de milhões de unidades, as casas inteligentes geram um tremendo aumento de informação. Isso envolve vários agentes. Tal conceito é chamado de Big Data, que muda rapidamente e contém uma grande variedade de informação para ser processada.

Em suma, uma casa inteligente habilmente integra vários conceitos da Internet das Coisas em um único exemplo prático à vista de todos.

Vantagens de casas inteligentes

Os usos das casas inteligentes permeiam cada aspecto de nossa vida. Assim, há muitas razões pelas quais nós dependemos delas para nosso futuro:

  • Onipresença: aparelhos de casas inteligentes estão se tornando comuns à medida que o número de dispositivos conectados estão previstos para ultrapassar 40 bilhões de unidades até o ano de 2025.
  • Salva-vidas: de salvar uma pessoa de uma parada cardíaca até vasos sanitários que predizem insuficiência cardíaca, casas inteligentes são valiosas em melhorar o tempo de vida dos humanos.
  • Economia de energia: os dispositivos de casas inteligentes não apenas poupam esforços humanos, eles também são úteis em reduzir o consumo de eletricidade. Na verdade, muitos dispositivos da Internet das Coisas estão sendo projetados para rodar na vida útil da bateria.

Conclusão

Você não precisa mudar a maneira com que sua casa se parece para acomodar os dispositivos de casas inteligentes. A maioria dos produtos de casas inteligentes integram-se facilmente em suas tomadas existentes na parede ou plantas baixas dos seus andares, substituindo dispositivos antigos.

A adoção de casas inteligentes está ganhando ritmo rápido.  Com o tempo de alguns anos, quase toda residência ou unidade comercial se qualificará como uma casa ou escritório inteligente.

Afinal, você vive em uma casa inteligente? Gostou de aprender como uma funciona?

Segundo informações de Sempre Update