Nobreak online trifásico: saiba como proteger sistemas complexos de energia!
08/06/2022

Nobreak online trifásico: saiba como proteger sistemas complexos de energia!

Você já ouviu falar em nobreak trifásico? Sabia que existia essa configuração? Para começar, vamos lembrar que a rede elétrica pode fornecer energia na forma monofásica e também trifásica. A primeira é mais comum, encontrada nas tomadas da grande maioria de residências.

A diferença básica entre elas é que a monofásica é composta por apenas um fase e o trifásica por três fases, como o próprio nome elude.

Por isso, normalmente, os sistemas mais complexos – com muito mais equipamentos e aparelhos demandando energia – utilizam o sistema trifásico. Isso acontece em indústrias, grandes comércios, escolas, hospitais e escritórios.

Para conhecer a diferença, dispomos de um quadro esquemático.

Nobreak online trifásico: saiba como proteger sistemas complexos de energia!
Como você percebeu no quadro acima, o sistema trifásico suporta uma quantidade de carga muito superior. Por isso, para a implantação de nobreaks, é necessário considerar o tipo da rede. Afinal, também existem nobreaks monofásicos e trifásicos. Escritórios, indústrias e comércio vão ter uma necessidade diferente do que uma casa. São estruturas que têm vários computadores ligados em rede, impressoras de grande porte, além de outros maquinários.

Os equipamentos NHS vêm com três configurações para atender essas diferenças, ou seja, há nobreaks monofásicos, bifásicos e trifásicos. Todos os produtos NHS da linha Interative e Senoidal são monofásicos. Na linha Online, com potência abaixo de 10 KVA, também são equipamentos monofásicos.

Dessa maneira, na hora de comprar um nobreak, é muito importante você considerar qual será sua aplicação, residencial, comercial, industrial. E também qual é o tipo de carga, se monofásica ou trifásica. Para saber mais informações, entre em contato com um de nossos consultores.