Nobreak: você sabe quais são os tipos e suas finalidades?
26/05/2022

Nobreak: você sabe quais são os tipos e suas finalidades?

Se você chegou até aqui, é porque você já deve saber o que é um nobreak, mas está buscando um pouco mais de informações sobre esse equipamento que traz mais segurança e estabilidade aos seus equipamentos eletrônicos.

Outra coisa que você precisa saber é que a NHS é uma grande referência no Brasil quando o assunto é nobreak, com um catálogo variado de produtos que podem atender as mais diversas finalidades.

Agora vamos apresentar para você quais são os tipos de nobreaks existentes no mercado e quais são as suas finalidades. Adiantando que existem duas diferenças básicas: a maneira de interação com os aparelhos plugados e também pelo formato da onda elétrica que é produzida, que pode ser senoidal ou semissenoidal.

Nobreak interativo

Vamos lá. O primeiro tipo de nobreak que você precisa conhecer – e que é o mais comum – é o chamado nobreak interativo. Ele é acionado após identificar algum problema com a rede elétrica – seja queda ou instabilidade – e alterna o modo de funcionamento de rede para bateria.

Ou seja, assim que o problema é detectado, ele interrompe o fornecimento da rede e coloca em ação as suas baterias, até que o problema seja normalizado. Essa transição dura 4 milissegundos e é imperceptível para a maioria dos equipamentos, que permanecem ligados.

O nobreak interativo é indicado a eletrônicos simples, como TVs, desktops, roteadores, switches, câmeras e equipamentos mais convencionais da sua casa ou escritório.

Nobreak online

O segundo tipo de nobreak existente no mercado é o nobreak online. O inversor é responsável por 100% da potência fornecida à carga por 100% do tempo de operação. O tempo de transferência é igual a zero. O resultado é que o fornecimento de energia não é interrompido nem por uma fração de segundos.

Dessa forma, o nobreak online fornece energia pura, contínua e de alta qualidade. É indicado para utilização em equipamentos mais críticos ou sofisticados, que não podem sofrer nenhum tipo de interrupção, como é o caso de data centers, servidores, equipamentos médicos e computadores de alta performance.