Nobreak residencial: quais os critérios para escolher o ideal?
25/02/2022

Nobreak residencial: quais os critérios para escolher o ideal?

Um filtro de linha pode proteger o equipamento contra picos de energia, mas não ajuda em nada quando a energia acaba e seu sistema desliga. Para isso, você precisará de um nobreak. Neste artigo, a NHS vai mostrar quais critérios você precisa avaliar para escolher o nobreak ideal para sua residência.

Vou precisar de um nobreak de qual tamanho?

Para que seu nobreak funcione corretamente, ele deve ser grande o suficiente para suportar todos os equipamentos conectados a ele. Você precisará encontrar a capacidade do nobreak. A capacidade é quanta energia um sistema nobreak pode fornecer (medida em Watts). Quanto maior a capacidade, mais equipamentos eletrônicos e dispositivos ele pode suportar. Para descobrir qual capacidade seu nobreak deve ter, você precisará calcular a carga. A carga é a quantidade combinada de energia que cada um dos dispositivos usa.

Para identificar a carga, faça uma lista de equipamentos, incluindo o total de watts que cada equipamento requer para funcionar corretamente. Inclua todos os dispositivos que o nobreak precisará suportar. Se você não tiver certeza de quantos watts seu equipamento requer, consulte o fabricante ou as especificações da fonte de alimentação no manual do usuário.

Depois de calcular sua carga, conte o número de cabos de alimentação que deseja conectar ao nobreak. Seu sistema nobreak precisará ter tomadas suficientes para cobrir o número de cabos de alimentação.

Quanto tempo de autonomia eu quero depois que a energia acaba?

Você já sabe o tamanho que o nobreak deve ter. Agora, você precisa pensar no que gostaria de fazer com a energia da bateria quando ocorrer uma queda de energia. Você gostaria de apenas desligar todos os seus dispositivos conectados com segurança? Deseja manter seu computador funcionando durante o problema de energia? Se você é gamer, quanto tempo precisa para poder encerrar uma partida online?

O tempo de execução é o número de minutos que um sistema nobreak pode suportar os dispositivos conectados com eletricidade durante um blecaute. Tenha em mente que o número de watts suportados afeta o tempo de execução: quanto menor a carga de potência conectada, mais tempo as baterias irão durar. Quanto maior a carga de potência, menor será o tempo de execução.