Nobreak online ou offline: você conhece as diferenças?
02/06/2022

Nobreak online ou offline: você conhece as diferenças?

Nobreak online e nobreak offline são os dois tipos diferentes de nobreak. Ambos fornecem energia ao dispositivo em caso de queda de energia. Mas as semelhanças terminam aqui. Neste artigo, a NHS vai apresentar para você quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de equipamentos e quais são as indicações para cada um deles.

Principais diferenças entre nobreak online e nobreak offline

A principal diferença entre nobreak online e nobreak offline está em seu funcionamento. Vamos comparar esses dois modelos para entender melhor esse assunto.

Nobreak off-line

O nobreak off-line, quando ocorre uma queda de energia, ele leva uma fração de segundo (10 milissegundos para ser mais exato) para transferir a alimentação da carga da rede elétrica para a alimentação das baterias. Na maioria dos equipamentos esse fenômeno é imperceptível e não provoca o desligamento, mas em equipamentos mais sensíveis ou precisos, está pequena queda pode provocar algum resultado indesejável.

Nobreak online

Já no nobreak online, a tensão e sequência de saída são independentes da tensão e frequência da rede c.a. de entrada. O inversor é responsável por 100% da potência fornecida à carga por 100% do tempo de operação. O tempo de transferência é igual a zero.

É justamente neste aspecto que o nobreak online se diferencia. Por possuir uma tecnologia diferente, não existe nenhuma interrupção no fornecimento de energia quando a rede elétrica para de fornecer eletricidade. Isso garante mais segurança e aumenta a vida útil dos aparelhos.

Concluindo

Ou seja, o nível de qualidade de energia que ele entrega faz a diferença na hora de escolher por um nobreak online ou nobreak offline. No caso de nobreak online, o tempo de transferência é zero, isso significa que não haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica. Enquanto no nobreak offline o tempo de transferência é de alguns milisegundos.

Entretanto, normalmente esse tempo de resposta é compensado pela fonte dos aparelhos. Ou seja, mesmo com a queda de energia, os equipamentos conectados aos nobreaks offline continuam ligados.

Mas se você estiver lidando com a aplicação como: equipamentos médicos, indústrias, telecomunicações, onde mesmo um tempo de transferência de alguns milissegundos não é desejável, o nobreak online deve ser usado.