Como o próprio nome já sugere, um inversor solar híbrido é um produto que apresenta as características não só do modelo on grid bem como do modelo off grid. Mas o que isso quer dizer?
A diferença entre os modelos de inversores on grid e off grid é que um vem com a finalidade de injetar a energia na rede e o outro possui uma ligação com um banco de baterias, não necessariamente estando conectado a uma rede de energia elétrica da concessionária.
O que é um inversor?
Inversores são equipamentos que convertem a corrente contínua em corrente alternada. Quando a energia é gerada pelos painéis solares, essa é gerada no modelo de corrente contínua. No entanto, para ser utilizada nas residências, essa precisa ser convertida em corrente alternada, utilizando um inversor para esta tarefa.
Apesar de o inversor ser um componente obrigatório para quem está instalando um sistema de geração fotovoltaico, ainda há a possibilidade de escolha do modelo a ser utilizado.
A vantagem do inversor híbrido é a dupla função. Conectado à rede, pode vender energia quando o banco de baterias está carregado, gerando economia para o usuário. No entanto, caso ocorra algum problema na rede, o inversor também poderá ser utilizado como um nobreak, utilizando a energia das baterias para alimentar a residência.
A NHS está lançando inversor híbrido 100% nacional.
O professor Carlos Henrique Barriquelo da Universidade de Santa Maria descreve como “uma tecnologia de ponta, sendo criada pela NHS, uma tecnologia pioneira no Brasil, onde a gente consegue ter soberania nacional, evitando a importação de produtos de outros países, uma tecnologia própria que gera empregos e gera renda.”
Quer saber mais sobre esse sistema? Entre em contato com a equipe da NHS Solar. Eles estão prontos para tirar todas as suas dúvidas e fazer um orçamento.