Como proteger o computador contra quedas elétricas?
26/09/2018

Dicas para proteger seu computador contra tempestades

Independentemente da época do ano ou do clima da região em que se encontre, quem utiliza equipamentos eletrônicos sempre está exposto a picos de tensão na rede elétrica. Eles podem ter origem na concessionária responsável pela distribuição de energia ou em eventos de ordem natural, como tempestades, que resultam em raios e trovões. Em ambas as situações é alta a probabilidade de se ter prejuízos materiais, que podem, e devem, ser evitados. O uso de um nobreak é uma das maneiras de se precaver contra isso.

Tempestades e raios trazem prejuízo

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a todo instante cerca de 2.000 tempestades ocorrem ao redor do mundo. Diariamente são 50 mil delas, totalizando 16 milhões por ano. Embora sejam mais comuns durante o verão e em regiões tropicais e temperadas, como o Brasil, também ocorrem em outras estações do ano e em locais próximos aos polos. Além disso, são mais frequentes sobre os continentes do que sobre os oceanos.

O que ocorre em caso de raio é que, ao atingir a rede elétrica, ele irá percorrer as fiações até conseguir encontrar um local aterrado, que irá descarregar essa energia no solo. Durante esse trajeto, ocorre uma enorme descarga de energia. Sem proteção, uma variação de pode destruir com facilidade qualquer equipamento que esteja ligado na rede elétrica.

Para quem utiliza o computador, porém, o problema vai além dos danos materiais. Já que instabilidade na rede elétrica pode significar perda de arquivos, dados e documentos. Seja para uso pessoal ou a trabalho, esses danos vão muito além do hardware e, na grande maioria das vezes, não há como recuperar o que foi perdido. Por isso, cercar-se de precauções é importante.

Confira dicas para proteger seu computador contra tempestades

 

  • Primeiro, é importante garantir que você não vá perder seus arquivos e documentos importantes, em caso de quedas de energia. Para isso, utilize algum tipo de nuvem para fazer o backup de tudo aquilo que vá precisar futuramente. Faça backups periódicos, para garantir que tudo estará a salvo;

 

  • É muito interessante investir no aterramento da instalação elétrica que quer proteger. Isso quer dizer instalar um fio ou barra de cobre no solo, que vai descarregar na terra tensões atmosféricas estáticas na terra, por isso a palavra “aterrar”. Assim, todos os equipamentos que possuírem um fio terra ligados a ele estarão aterrados. Desse modo, é conduzindo de forma segura as correntes elétricas indesejáveis.
  • Instale um Dispositivo de Proteção contra Surtos elétricos ou descargas atmosféricas (DPS). Ele é parecido com um disjuntor e, caso sua residência ou empresa seja atingida por um raio, ele irá cortar o circuito. Assim, a energia não percorrerá a fiação elétrica, mas sim a do aterramento, sendo descarregada de forma segura na terra;
  • Invista em um nobreak. Ele irá proteger o seu computador, e demais eletrônicos, de variações na rede, desde pequenas interrupções de energia até o blecaute total. Por isso, fazer a escolha certa desse equipamento é fundamental para obter sucesso.

 

Entenda a sua necessidade antes de comprar um nobreak

O nobreak evita que a máquina seja desligada repentinamente e também estabiliza a corrente elétrica que a alimenta. Sendo assim, na hora de comprar um nobreak é essencial entender qual a sua necessidade e parar de ficar dependendo do acaso. Ele vai garantir, em caso de falta de energia, alguns minutos para salvar documentos e desligar os equipamentos em segurança. E pode evitar, ainda, a queima de componentes do computador e consequentes perdas de dados. Ou seja, o investimento em um nobreak é pequeno, uma vez que irá garantir tranquilidade e segurança frente a raios e tempestades.

A NHS conta com uma linha completa de nobreaks. Ela atende desde residências, com necessidades básicas de proteção a equipamentos. E até soluções corporativas para garantir a segurança de grandes redes de computadores. Entre em contato com um dos nossos consultores e conheça qual opção atende ao que você precisa.